Cursos
CURSOS DE ASAS FIXAS
CURSOS DE ASAS FIXAS
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
PP-A (PILOTO PRIVADO DE AVIÃO)
São requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Piloto Privado Avião:
a) idade mínima = 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade – Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
c) possuir CMA de Piloto Privado (2ª classe ou superior); Válido
d) Comprovar a aprovação em exame teórico da ANAC – CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos de Piloto Privado Avião.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC);
07. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 1ª ou de 2ª classe válido; (extrato site ANAC);
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Cópia do CCT Piloto Privado Avião (extrato ANAC);
12. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
13. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) fichas de frequência de cursos teóricos;
d) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
e) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
f) certificados expedidos;
Instrução prática desenvolve-se em: instrução no solo e prática de voo. A instrução teórica pode ser desenvolvida concomitantemente com os exercícios previstos para a instrução prática, após o domínio, por parte dos alunos, dos conceitos teóricos básicos necessários ao início das atividades de voo. Treinamento Prático: Está dividido em 45 horas de voo, e 2 horas de Cheque com examinador credenciado pela ANAC, após serem completadas as horas acima descritas.
O curso é homologado pela ANAC
Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172SP
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
PC (PILOTO COMERCIAL DE AVIÃO)
São requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Piloto Comercial de Avião:
a) idade mínima = 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade –Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
c) possuir CMA de Piloto Privado (1ª classe ou superior); Válido
d) ser titular de licença de Piloto Privado na categoria de aeronave pretendida;
e) Comprovar a aprovação em exame teórico da ANAC – CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos de Piloto Comercial Avião.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC);
07. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 1ª classe válido; (extrato site ANAC);
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Cópia do CCT Piloto Comercial Avião (extrato ANAC);
12. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
13. Possuir a habilitação MNTE válida
14. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) fichas de frequência de cursos teóricos;
d) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
e) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
f) certificados expedidos;
Instrução prática desenvolve-se em: instrução no solo e prática de voo. A instrução teórica pode ser desenvolvida concomitantemente com os exercícios previstos para a instrução prática, após o domínio, por parte dos alunos, dos conceitos teóricos básicos necessários ao início das atividades de voo. Treinamento Prático: Está dividido em 150 horas de voo, sendo que as horas do Piloto Privado já estão inclusas, conforme preconizado no RBAC 61
2,0 horas de Voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC, após serem completadas as horas acima descritas.
O curso é homologado pela ANAC
Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172SP, Piper Seneca.
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
INVA (CURSO PRÁTICO DE INSTRUTOR DE VOO)
Este curso habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em entidades como aeroclubes ou escolas de aviação civil. Consiste em uma carga horária de 27 horas de voo. Após o término desta fase o aluno estará apto a exercer a função nas instituições.
São requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Piloto Comercial Avião:
a) idade mínima = 18 anos;Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
b) possuir CMA de Piloto Privado (1ª classe ou superior); Válido
c) ser titular de licença de Piloto Comercial na categoria de aeronave pretendida;
d) Apresentar certificado de conclusão do curso de instrutor de voo teórico aprovado pela ANAC;
e) Comprovar a aprovação em exame teórico da ANAC – CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos de Instrutor de Voo Avião.
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC);
07. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 1ª classe válido; (extrato site ANAC);
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Cópia do CCT Piloto Comercial Avião (extrato ANAC);
12. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
13. Possuir a habilitação MNTE válida
14. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) fichas de frequência de cursos teóricos;
d) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
e) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
f) certificados expedidos;
Instrução prática desenvolve-se em: instrução no solo e prática de voo. A instrução teórica pode ser desenvolvida concomitantemente com os exercícios previstos para a instrução prática, após o domínio, por parte dos alunos, dos conceitos teóricos básicos necessários ao início das atividades de voo. Treinamento Prático: Consiste em uma carga horária de 27 horas de voo e 3 horas em AATD, conforme preconizado no RBAC 61
1,5 horas de Voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC, após serem completadas as horas acima descritas.
O curso é homologado pela ANAC
Aeronaves utilizadas: Cessna 152 ou Cessna 172SP.
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
IFR – VOO POR INSTRUMENTOS
São requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Piloto Comercial Avião:
a) idade mínima = 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade – Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
c) possuir CMA de Piloto Privado (1ª classe ou superior); Válido
d) ser titular de licença de Piloto Privado na categoria de aeronave pretendida;
e) Comprovar a aprovação em exame teórico da ANAC – CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos de Voo por Instrumentos – Avião.
f) Comprovar 50 (cinquenta) horas de voo como piloto em comando em voo de navegação, das quais, no mínimo, 10 (dez) horas tenham sido realizadas em aeronaves da categoria para a qual é requerida a habilitação de voo por instrumentos;
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC);
07. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 1ª classe válido; (extrato site ANAC);
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Cópia do CCT Voo por Instrumentos Avião (extrato ANAC);
12. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
13. Possuir a habilitação MNTE válida
14. Possuir 50 horas em comando navegação conforme RBAC 61;
15. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) fichas de frequência de cursos teóricos;
d) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
e) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
f) certificados expedidos;
A parte prática desenvolve-se em: instrução no solo e prática de voo. A instrução teórica pode ser desenvolvida concomitantemente com os exercícios previstos para a instrução prática, após o domínio, por parte dos alunos, dos conceitos teóricos básicos necessários ao início das atividades de voo. Treinamento Prático: Está dividido em 20 horas de voo por instrumentos e 30 horas de voo por instrumentos em AATD – dispositivo de treinamento para simulação de voo qualificado e aprovado pela ANAC;
2,0 horas de Voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC, após serem completadas as horas acima descritas.
O curso é homologado pela ANAC
Aeronaves utilizadas: Cessna 172SP, Piper Seneca.
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
MULTIMOTORES
São requisitos para inscrição de candidatos ao Curso de Multimotores Avião:
a) idade mínima = 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade – Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
c) possuir CMA de Piloto Privado (2ª classe ou superior); Válido
d) ser titular de licença de Piloto Privado na categoria de aeronave pretendida;
e) Comprovar pelo menos, 2 (duas) horas de voo em avião do mesmo fabricante e modelo do avião a ser usado no exame de proficiência;
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 2ª classe ou superior válido; (extrato site ANAC);
07. Cópia do CHT Piloto Privado ou Piloto Comercial
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
12. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
d) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
e) certificados expedidos;
Instrução prática: A parte prática desenvolve-se em: instrução no solo e prática de voo.
A instrução teórica pode ser desenvolvida concomitantemente com os exercícios previstos para a instrução prática, após o domínio, por parte dos alunos, dos conceitos teóricos básicos necessários ao início das atividades de voo.
(1) reconhecimento e gerenciamento de ameaças e erros;
(2) procedimentos anteriores ao voo, incluindo peso e balanceamento e verificação das condições gerais de aeronavegabilidade do avião;
(3) operações em aeródromos e em circuitos de tráfego; precauções e procedimentos de prevenção de colisões;
(4) controle do avião utilizando referências externas;
(5) voo em baixas velocidades, reconhecimento e recuperação do pré-estol, estol e recuperação de estol;
(6) voo em altas velocidades e recuperação de picadas;
(7) decolagens e pousos com ventos de frente e de través;
(8) voo com referência dos instrumentos, com curvas niveladas de 180 (cento e oitenta) graus e 360 (trezentos e sessenta) graus;
(9) voo de navegação por contato/estimada entre aeródromos controlados, utilizando procedimentos e fraseologia do controle de tráfego aéreo;
(10) operações de emergências com falhas simuladas de equipamentos e de um motor da aeronave.
Treinamento Prático : Está dividido em 12 horas de voo:
(c) Instrução para a concessão da habilitação de classe multimotor terrestre: o solicitante deve ter realizado, no mínimo, 12 (doze) horas de instrução de voo em avião classe multimotor que incluam, pelo menos, 2 (duas) horas de voo em avião do mesmo fabricante e modelo do avião a ser usado no exame de proficiência, tudo dentro do período de 6 (seis) meses precedentes à data desse exame.
1,0 hora de Voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC, após serem completadas as horas acima descritas.
Curso não aprovado pela ANAC: (IS-141-007A – 1.7):
Aeronave utilizada: Piper Seneca
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
SIMULADORES IFR - DE AVIÃO:
São requisitos para inscrição de candidatos ao SIMULADOR IFR Avião:
a) idade mínima = 18 anos;
b) nível mínimo de escolaridade – Ter concluído ensino médio, realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC;
c) possuir CMA de Piloto Privado (1ª classe ou superior); Válido
d) ser titular de licença de Piloto Privado na categoria de aeronave pretendida;
e) Comprovar a aprovação em exame teórico da ANAC – CCT – Certificado de Conhecimentos Técnicos de Voo por Instrumentos – Avião.
f) Comprovar 50 (cinquenta) horas de voo como piloto em comando em voo de navegação, das quais, no mínimo, 10 (dez) horas tenham sido realizadas em aeronaves da categoria para a qual é requerida a habilitação de voo por instrumentos;
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Comprovante de residência;
05. foto 3×4 recente;
06. Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou Superior (realizado em estabelecimento de ensino público ou privado devidamente autorizado pelo MEC);
07. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, de 1ª classe válido; (extrato site ANAC);
08. Nada consta de multas ANAC;
09. Possuir login e senha SACI-ANAC;
10. Atestado bons antecedentes criminais;
11. Cópia do CCT Voo por Instrumentos Avião (extrato ANAC);
12. Termo de ciência da obrigatoriedade de obtenção do CMA para o exercício de atividade aérea, quando aplicável;
13. Possuir a habilitação MNTE válida
14. Possuir 50 horas em comando navegação conforme RBAC 61;
15. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
Documentação adicional para alunos transferidos, conforme preconizado no Item 2.2 da IS 141-007:
a) históricos escolares correspondentes aos cursos realizados no CIAC;
b) os documentos utilizados em transferência entre CIAC, ou entre Programas de Instrução, quando aplicável, com data de expedição;
c) fichas de frequência de cursos teóricos;
d) informações referentes aos totais de horas de voo, quando aplicável;
e) fichas de instrução e resultados de cada avaliação teórica ou prática à qual tenha se submetido o aluno durante o curso, bem como o nome do instrutor que conduziu cada avaliação;
f) certificados expedidos;
O curso é homologado pela ANAC
Simuladores utilizados: AATD GA18 e GA30
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.
RECHEQUES - REQUALIFICAÇÃO - REVALIDAÇÃO
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, válido referente à categoria em que pretenda obter a licença; (extrato site ANAC);
CONVALIDAÇÃO DE LICENÇAS E HABILITAÇÕES ESTRAGEIRAS
INSCRIÇÃO:
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
1) possuir experiência recente, nos termos da seção 61.21 deste Regulamento, na(s) habilitação(ões) que deseja convalidar, demonstrada pela CIV ou outro documento correspondente;
2) ser aprovado em exame teórico de regulamentos aeronáuticos;
3) ser capaz de ler, escrever, falar e compreender o idioma português em um nível de competência apropriado às atribuições e responsabilidades que a autorização ou licença a ser concedida lhe confere;
4) demonstrar competência para falar e compreender o idioma inglês pelo menos em nível operacional (atingir Nível 4 ou superior), exceto para as licenças de piloto de planador e piloto de balão livre. Caso não demonstre, será averbada em sua licença a restrição relativa ao parágrafo 61.10(c)(2) deste Regulamento; e (Redação dada pela Resolução nº 378, de 18.03.2016)
5) ser aprovado em exame de proficiência, com exceção da convalidação realizada com prerrogativas, no Brasil, equivalentes as de piloto privado.)
6) possuir CMA – Válido referente à categoria em que pretenda obter a licença;
7) Para todos os casos, será realizada consulta à autoridade de aviação civil emitente da licença e/ou habilitação original a respeito da:
(a) validade da licença e das habilitações do titular;
(b) classe e vencimento do certificado médico; e
(c) limitações, suspensões e revogações pertinentes.
8) No momento da solicitação de convalidação, a licença e o certificado médico apresentados devem estar no idioma português, espanhol ou inglês. De outra forma, o solicitante deverá apresentar, também, traduções oficiais dos documentos
No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
01. Ficha de inscrição/matrícula preenchida;
02. Cópia do documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro documento válido em lei para identificação em todo o território nacional). Para estrangeiros este documento deverá ser o Passaporte com autorização de permanência válida para o período da duração do curso;
03. Cópia do CPF (inclusive para estrangeiros);
04. Cópia do Certificado Médio Aeronáutico – CMA, válido referente à categoria em que pretenda obter a licença; (extrato site ANAC);
05.Possuir login e senha SACI-ANAC;
06. Cadastro no Protocolo Eletrônico ANAC (SEI!)
07. Cópia do CHT estrangeiro; (Licença definitiva);
Ser avaliado pelo instrutor da escola, cumprindo os requisitos de Experiência recente no Brasil.
Aeronaves utilizadas: Cessna 152, Cessna 172 SP, Piper Seneca
O Aeroclube oferece para os alunos alojamento feminino e masculino gratuito.